sábado, 12 de julho de 2008

O PROPÓSITO INICIÁTICO DA ORDRE MARTINISTE ET SYNARCHIQUE


A “Ordre Martiniste et Synarchique”, Grande Loja Nacional Brasileira, está estabelecida já há alguns anos em nosso país e conta com uma estrutura formada por Círculos, Heptadas e Lojas em alguns Estados da federação.

A OM&S está inserida dentro de uma estrutura Iniciática tradicional e é herdeira dos rituais e práticas legadas por Papus, Guaita, e outros grandes Ocultistas da corrente Martinista.

Trabalhando dentro de um contexto eminentemente teúrgico e operativo a OM&S se dirige aos verdadeiros “Homens de Desejo” que buscam a todo custo sua Reintegração no seio do Absoluto. Para realizar esta finalidade nossa Ordem dispõe de rituais e práticas precisas que visam depurar o manto (corpo sutil) do iniciado e levá-lo a diversas conscientizações internas, cujo cumprimento será a realização da Grande Obra e a criação de seu Corpo de Glória.

Entendendo que o “despertar é tudo”, nossa Ordem procura sempre privilegiar as práticas operativas, cuja constância e dedicação conduzirá o Iniciado a reencontrar seu centro preparando-o para os trabalhos de Conciliação com a Divindade. Desta forma a OM&S se distancia das abordagens unicamente filosóficas ou intelectuais, do sentimentalismo espiritualista e superficial , verdadeiros “cantos de sereia” que afastam o candidato da autêntica busca Iniciática, inserindo-os em um pseudo-misticismo emocional e estéril.
Embora de caráter eminentemente teúrgico a OM&S entende que nenhum trabalho operativo será possível enquanto o Iniciado não purificar e aperfeiçoar seu interior, levando a termo sua Regeneração que deverá resultar em nítidas mudanças exteriores e visíveis:

“(...) Quando um homem estiver Regenerado em seus pensamentos, imediatamente será em sua fala, que é a carne e o sangue do pensamento; mas quando ele estiver Regenerado em sua fala, imediatamente será em sua operação que é a carne e o sangue da fala” ( Saint-Martin)

Desta maneira a preparação no seio da OM&S ocorrerá nas duas Vias ( interna e externa) para possibilitar ao Iniciado encontrar seu ponto de equilíbrio, seu centro, e o alinhamento ou bodas mística entre a personalidade conhecida (consciência) e a individualidade profunda (supra-consciência) abrindo-se assim as portas para o caminho da conquista da Cidadela do Ser.

Como toda Ordem iniciática autêntica e operativa a OM&S faz uma rigorosa seleção de seus candidatos, aceitando somente aqueles que realmente estejam preparados e com firme vontade de se entregarem e integrarem à Verdadeira busca espiritual, sem esmorecimento ou falsas fantasias.

A OM&S, mantendo a Tradição original do Martinismo, não concede Iniciação à distância e nem oferece cursos ou monografias pelo correio. À exceção do curso de seleção abaixo descrito, todo seu trabalho operativo e suas Iniciações ocorrem em seus Templos onde são transmitidos seus ensinamentos tradicionais.

Diferentemente das iniciações meramente simbólicas ou filosóficas, que objetivam e se limitam a transmitir uma série de símbolos e doutrinas de caráter teórico e intelectual, a Iniciação Martinista da OM&S trabalha com forças inerentes a seu ser físico e psíquico, assim como as energias cósmicas. Ao ser iniciado e ao participar do trabalho litúrgico da Ordem, o membro ajuda a movimentar sua Cadeia Invisível, operando conseqüentemente com poderosas forças espirituais de caráter evolutivo e energéticos, possibilitando aos “puros de coração” uma efetiva mudança em seu interior.

DA AFILIAÇÃO À OM&S :

Após profundas meditações e consulta ao seu EU interior, caso o candidato se identifique com estas propostas e esteja – realmente – disposto a se dedicar a esta Obra, pode solicitar sua inscrição através do e-mail: secretaria.oms@globo.com